Uma obra que os Ibaitienses precisam conhecer…

O Saudoso professor Fernando Maynardes, com o apoio de Jefferson Yamanouye e Elizandra Yamanouye, fez um belo documentário sobre a história de Ibaiti. Trata-se da obra: “IBAITI, SUA TERRA… SUA GENTE… SUA HISTÓRIA…”, impressa pela Rainha das Colinas (Gráfica), em 2005. Passados oito anos, percebe-se que poucas pessoas tiveram o prazer de ler sobre a história do Município.

Empregando uma linguagem simples, de fácil compreensão e com uma farta ilustração por fotografias e referência a documentos oficiais, o Professor Fernando Maynardes (in memoriam), deixou um belíssimo conto e reconto sobre Ibaiti, desde a sua fundação até a edição da obra (2005).

O INÍCIO DE TUDO: Há o registro da criação do Distrito Policial do Café, pelo Decreto n. 215, de 30.04.1909, tendo como sede o Patrimônio do Café, pertencente ao Município de Tomazina. Posteriormente a denominação foi alterada  pelo Decreto n. 2454, de 01.12.1933, para Barra Bonita.

Em 30.12.1943 pelo Decreto n. 199, mudou-se a denominação de Barra Bonita para IBAITI, mas ainda na condição de simples distrito, pertencente ao Município de Tomazina. Em 02.10.1947, pela Lei Estadual n. 02, Ibaiti passou de Distrito a Município e seu território foi desmembrado de Tomazina.

A EMANCIPAÇÃO: Em 09.11.1947 houve a instalação/emancipação do Município de Ibaiti, em cuja data comemora-se o aniversário do Município.

O QUE VEIO DEPOIS: O livro prossegue, passando pelos tempos antigos até mais recentemente, falando dos fundadores, das famílias, da vida religiosa em Ibaiti, das escolas e outras entidades e instituições. A leitura dos textos e as fotografias são como uma viagem ao passado, um reencontro com nossos antepassados e o resgate da nossa memória.

Há o registro institucional, contendo nomes de todos os Prefeitos e vereadores que atuaram em Ibaiti, mandato a mandato, gestão a gestão, desde o primeiro e provisório Prefeito Athaide de Loyola, que governou Ibaiti de 20.10.1947 a 08.12.1947, quando tomou posse o primeiro prefeito eleito JULIO FARAH (gestão 09.12.1947 a 09.12.1951), até a gestão 2005/2008, em que foi prefeito Luiz Carlos dos Santos Peté – Vice: Airto Ferreira de Melo. O livro também averba as principais realizações ou as obras mais marcantes de cada Prefeito.

Trata-se de um documentário, que todo Ibaitiense tem o dever cívico de conhecer, pois como se diz: “Um povo sem memória é um povo
sem história. E um povo sem história está fadado a cometer, no presente e no futuro, os mesmos erros do passado”.

(Interessados na aquisição da obra podem entrar em contato com a Gráfica Rainha das Colinas – IBAITI: fone 43- 3546-1445).

OBRA: IBAITI SUA TERRA… SUA GENTE… SUA HISTÓRIA…

FERNANDO MAYNARDES, JEFFERSON YAMANOUYE e ELIZANDRA YAMANOUYE

Diagramação: Sérgio Augusto de Sá Maynardes e Térsio de Sá Maynardes

Revisão/correção: Professor Eliseu Rodrigues Marques

Impressão: Gráfica Rainha das Colinas – Ibaiti PR.

Arquivado em Diversas

  1. 2 Comentários neste post.


  2. Por Damaris Maynardes Ferreira em 01-05-2013

    Dr. Cesar de Melo,agradecemos pela homenagem feita ao nosso pai Fernando Mainardes.
    Deus te abençoe!
    Família Maynardes.

  3. Por Jose Hamilton Vieira em 22-05-2013

    Taí,um documentario precioso, agora quando falarmos da nossa origem, podemos mostrar com muito orgulho : histórias, fatos e fotos da terra em que nascemos. Parabéns .
    Estou encomendando um exemplar junto a Grafica Rainha das Colinas. Obrigado por essa oportunidade Dr. Cesar de Mello . Um grande abraço, Deus é e será SEMPRE contigo.

Deixe um Comentário!

Por favor, digite os caracteres desta imagem na caixa de entrada

Digite os caracteres da imagem no campo acima

© 2017 - Blog do Cesar de Mello.