A ANEMIA é uma diminuição da quantidade de hemoglobina e glóbulos vermelhos no sangue – prejudicando o transporte de oxigênio para os pulmões e células do organismo.

Olá,
 
Hoje, gostaria de falar um pouco sobre a anemia e suas diferentes formas.
 Quando faço uma avaliação nutricional em um indivíduo é de praxe pedir um hemograma. Sabem por que? Porque antes de iniciar qualquer dieta é importante saber se a pessoa não anemia ( é claro outros exames são solicitados, ex glicose, colesterol, creatinina etc.) mas o hemograma é fundamental.
Para iniciar uma dieta  antes tenho que determinar o estado nutricional do paciente e a partir daí fazer a orientação da dieta mais adequada para a situação dele.
O que é anemia?
“Anemia”, palavra que do grego significa “privação de sangue”. É caracterizada por uma diminuição da quantidade total do número de glóbulos vermelhos ou de hemoglobina do sangue (concentração de hemoglobina inferior a 0,13g/ml no homem e a 0,12g/ml na mulher).
A anemia é uma  diminuição da quantidade de hemoglobina  e glóbulos vermelhos no sangue  -  prejudicando o transporte de oxigênio para os pulmões e células do organismo.
 
O que é hemoglobina?
 É uma proteína que faz o transporte do oxigênio para o nosso corpo.
 
O que são globulos vermelhos?
glóbulos vermelhos = eritrócitos = hemácias (aparecem no exame laboratorial com essa denominação)
São células sem núcleo, responsáveis pelo transporte do Oxigênio e Gás Carbônico para dentro e para fora dos tecidos do corpo.
 
Quais são as diversas formas de anemia existentes?
 
Anemia Perniciosa -Doença onde o organismo  não absorver a vitamina B12;
Anemia Aplásica – A medula óssea não produz um número adequado de elementos do sangue periférico;
Anemia Falciforme – As hemácias são em forma de foice, o que caracteriza a incapacidade de transporte de oxigênio para os tecidos do corpo,  atinge principalmente negros e é uma doença genética;
 
Talassemia – Ocasionada pelo acúmulo deficiente de hemoglobina , com anormalidade das hemácias, é uma doença hereditária.
Anemia Ferropriva -  Anemia por deficiência de ferro. Dentre as anemias relacionadas acima a mais comum e a mais importante é a Anemia Ferropriva, e é nela que concentramos nossos estudos.
 
Anemia por Deficiência de Ácido Fólico – Ocorre por ingestão insuficiente ou má absorção de ácido fólico. Está especialmente ligada ao alcoolismo.
 
“A anemia Ferropriva , é um estado, no qual há redução da quantidade total de ferro corporal até a exaustão das reservas de ferro,  e o fornecimento de ferro é  insuficiente para atingir as necessidades de diferentes tecidos, incluindo as necessidades para a formação de hemoglobina e dos glóbulos vermelhos. Esta situação refere-se à condição de fornecimento insuficiente de ferro, segundo sexo, idade, e estado fisiológico “- FONTE:(Hallberg & Rossander-Hulthén apud CARDOSO & PENTEADO, 1994).
 
Quais as principais causas da Anemia Ferropriva?
É claro que a primeira que nos ocorre é  a insuficiente ingestão de alimentos fontes de ferro, mas não é só esta a causa,não!
_Na gravidez e na fase de crescimento; 
_Nas doenças como: síndrome da má absorção, verminoses, doenças gastrointestinais, miomas, ou qualquer outras enfermidades que causam hemorragias, ocasionando perdas progressivas de ferro):
_ Em indivíduos que passaram por cirurgia de redução de estômago.
 
Quais os sintomas?
Entre as manifestações clínicas da anemia por deficiência de ferro destacam-se:
 Palidez, cansaço, falta de apetite, apatia, palpitações e taquicardia.
 Quando a doença está mais  mais avançada, ocorrem alterações na pele e nas mucosas (atrofia das papilas da língua e fissuras nos cantos da boca), nas unhas e nos cabelos, que se tornam frágeis e quebradiços.
 
DIETOTERAPIA
Uma dieta bem equilibrada e rica em ferro.
Dicas: Alimentos enriquecidos com ferro (leite, iogurte, pães, cereais matinais, feijão, etc.) ajudam a suprir as necessidades diárias de ferro, que variam de acordo com a idade e o sexo;
* Segundo estudos a respeito da absorção do ferro, ele é melhor absorvido em jejum, seguido por alimentos ricos em
vitamina C (laranja, goiaba, morango, limão, agrião, pimentão, vegetais verde escuros), e alimentos amargos (como a alcachofra, jiló e agrião).
 
Consulte um médico e faça seus exames regularmente . A prevenção é a melhor conduta!!
Abraço!
 
MARELY BRASIL - NUTRICIONISTA – CRN 832

Arquivado em Diversas

  1. 3 Comentários neste post.


  2. Por Diva em 13-07-2011

    Marely parabéns pelo belo trabalho que vem desenvolvendo neste blog, suas informações são claras e coerentes, continue…
    Abraços
    Diva Cruz

  3. Por Suzana Carolina em 05-06-2013

    Me Ajudou Muito o Seu Site
    Obrigada!

  4. Por MARELY em 05-06-2013

    Suzana Carolina, fico muito feliz mesmo, de tê-la ajudado de alguma forma.
    Obrigada a você pelo agradecimento e conte sempre comigo para informações sobre nutrição.
    Abração,
    Marely Brasil

Deixe um Comentário!

Por favor, digite os caracteres desta imagem na caixa de entrada

Digite os caracteres da imagem no campo acima

© 2017 - Blog do Cesar de Mello.