Quem já não ouviu um amigo ou amiga, se queixando de intestino preso

Muitas pessoas ficam de mal humor, são até chamadas de “ENFEZADAS”…(não se espante, é isso mesmo!! “cheias de fezes”). O indivíduo sente-se mal, inchado, barrigudo, estufado…
São muitas as causas do mal funcionamento intestinalmas a baixa ingestão de água e de fibras é a principal delas, confirmam os especialistas, que apontam outros fatores agravantes.

“Na gravidez, o útero pressiona o reto e a porção inferior do cólon, atrapalhando o trânsito. Já no hipotireoidismo, o baixo nível de hormônio tireoidiano prejudica o movimento do intestino grosso. O uso de medicamentos como analgésicos e antidepressivos e até a presença de tumores no intestino grosso podem igualmente provocar a constipação”,Problemas neurológicos, como Mal de Parkinson, e psicológicos, como traumas por abuso sexual, também são desencadeantes”.
Não fique com inveja daqueles que tem um intestino que é um “reloginho”. Uma alimentação rica em fibras e mais algumas dicas vai ajuda-lo a ajustar os ponteiros do seu relogio biológico.
 
DICAS:
Coma mais fibras!
As fibras são tão importantes em nossa alimentação quanto as vitaminas.
Uma dieta pobre em fibras é prejudicial para o intestino. Isso porque elas agem como laxante natural, aumentando o bolo fecal
(fezes).
 
Onde encontrar as fibras?
Em alimentos como: Verduras com talo e folhas verdes (couve) e cereais integrais (aveia, farelo de trigo) em sementes , fiapos e cascas.Exemplo: comer a maçã com casca auxilia no trabalho intestinal. Comer a maçã sem casca
auxilia a prender o intestino. Comer a laranja com o bagaço ajuda muito a fazer funcionar o intestino, melhor que tomar só o suco, porque o bagaço aumenta o volume do bolo fecal (cocô), provocando movimentos chamados peristaltismo, que são responsáveis pela excressão das fezes.
O Milho, banana, cenoura, pepino com casca, aipo, alface e feijão, são otimas fontes de fibras. As frutas emolientes como ameixa, figo, pêssego, abacate, mamão e tamarindo, manga, também excelentes fontes de fibras. Já outras que têm pectina (banana e maçã) e tanino (goiaba e caju) devem ser evitadas se você deseja fazer funcionar o intestino, é claro!

O Iogurte com lactobacilos especiais auxilia no tratamento do intestino preso, outra boa opção.
 
Beba mais água!! Você reconhece quando está desidratado, também, quando suas fezes saem iguais as de um “cabrito”, bolinhas secas, quando você tem que esforçar-se para evacuar.
Sozinhas, as fibras podem até piorar a prisão de ventre. Por isso, além delas a dieta deve conter muito líquido, que amolece o bolo fecal e facilita sua saída. No mínimo, dois litros por dia. Você pode ainda consumir sucos naturais (mamão com laranja é ótimo). Só fique de olho para não extrapolar nas calorias.
 
EDUCANDO SEU INTESTINO
 
Como?
Determine um horário para sentar-se no vaso sanitario, mesmo que você não esteja com vontade de evacuar, permaneça de 10 a 15 minutos. Não desanime! O ideal é que faça isso logo após as refições, para aproveitar a tivação dos movimentos dos intestino.Com o tempo e a força do hábito seu intestino se educara.
 
Faça exercícios!!
Quando fazemos exercícos físicos liberamos um hormonio por nome de adrenalina este hormônio estimula as contrações do intestino, facilitando a evacuação. Vocês devem lembrar de alguma vez, enquanto faziam uma caminhada sentiram uma vontade urgente de ir ao banheiro?!
-Pois então, isto é real!! atividade física ajuda muito a melhorar o problema!!
Espero ter ajudado!
Boa semana e boa sorte!!
Marely Brasil – CRN 832- NUTRICIONISTA

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